Área Restrita Área do Credenciado Área do Corretor

Blog

Postado em 07 de Agosto de 2023 às 09h33

As doenças ocupacionais mais comuns.

  • POLYMED - Medicina do trabalho -

No contexto profissional, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são de extrema importância. Infelizmente, muitas ocupações podem acarretar riscos à saúde, resultando em doenças ocupacionais. Essas enfermidades são desencadeadas ou agravadas pelas condições e atividades do ambiente de trabalho. Nesta redação, abordaremos as doenças ocupacionais mais comuns, seus sintomas e medidas preventivas.

Lesões Musculoesqueléticas:

Entre as doenças ocupacionais mais comuns, as lesões musculoesqueléticas são amplamente relatadas. Elas podem surgir devido a movimentos repetitivos, posturas inadequadas, esforços excessivos ou falta de ergonomia no ambiente de trabalho. Exemplos incluem tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e lombalgia. Medidas preventivas envolvem a adoção de posturas corretas, pausas regulares, treinamentos ergonômicos e adaptação dos locais de trabalho.

Distúrbios Respiratórios:

Em certas ocupações, a exposição a substâncias químicas, poeiras, gases e fumos pode levar ao desenvolvimento de distúrbios respiratórios. Asma ocupacional, pneumoconiose e bronquite crônica são exemplos comuns. A utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, a ventilação adequada nos locais de trabalho e a minimização da exposição a agentes nocivos são medidas importantes para prevenir essas doenças.

Estresse e Distúrbios Mentais:

O estresse ocupacional é uma preocupação crescente nas sociedades modernas. O ambiente de trabalho pode desencadear o estresse crônico, levando a distúrbios mentais como ansiedade, depressão e burnout. É fundamental promover um ambiente de trabalho saudável, com apoio psicossocial, pausas adequadas, estabelecimento de limites entre trabalho e vida pessoal e programas de gerenciamento de estresse.

Lesões por Esforços Repetitivos (LER):

LER é um termo utilizado para descrever um conjunto de lesões relacionadas ao trabalho que afetam músculos, tendões e nervos. Elas são causadas por movimentos repetitivos, vibração, esforço físico excessivo ou posturas inadequadas. Exemplos comuns são a síndrome do membro superior, epicondilite lateral (cotovelo de tenista) e tenossinovite de Quervain. A conscientização sobre ergonomia, pausas regulares e treinamento adequado são medidas preventivas essenciais.

Um desafio que pode ser vencido!

As doenças ocupacionais representam um desafio significativo para a saúde dos trabalhadores. No entanto, é possível adotar medidas preventivas para minimizar esses riscos. Ações como a implementação de políticas de segurança no trabalho, treinamentos adequados, conscientização sobre ergonomia e a utilização correta de equipamentos de proteção individual são fundamentais para prevenir doenças ocupacionais. Além disso, é essencial promover uma cultura de saúde e bem-estar nas organizações, priorizando a qualidade de vida dos trabalhadores. Somente através dessas ações conjuntas poderemos garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, prevenindo as doenças ocupacionais mais comuns e protegendo a saúde dos profissionais.

Para promover esse conjunto de medidas, conte com a Polymed. Estamos há 31 anos promovendo saúde e bem-estar para pessoas e empresas.

Fale com a nossa equipe através do botão do WhatsApp.

Veja também

Trabalho em altura e espaço confinado: Riscos e cuidados para uma atividade segura22/11/23 O trabalho em altura e espaço confinado é uma atividade que, devido à sua natureza complexa, apresenta riscos substanciais para os trabalhadores. Garantir a segurança desses profissionais requer uma compreensão profunda dos perigos envolvidos e a implementação de medidas preventivas rigorosas. Trabalho em Altura: Riscos e Precauções O......
Atenção! Prazo para registrar a CAT deve ser respeitado29/03/23 Comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto ou doença ocupacional é OBRIGATÓRIO e o prazo deve ser respeitado. Em caso de acidente, a empresa é obrigada a informar até o dia útil seguinte. Caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser......

Voltar para NOTÍCIAS