Área Restrita Área do Credenciado Área do Corretor

Blog

Postado em 12 de Setembro de 2023 às 16h55

Os 5 Principais Erros de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) Cometidos pelas Empresas.

  • POLYMED - Medicina do trabalho -

Ao administrar uma empresa, garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores é um aspecto essencial que não deve ser negligenciado. Infelizmente, muitas empresas cometem erros evitáveis na implementação das normas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Aqui estão os cinco principais erros que devem ser evitados:

1. Falha em fornecer treinamento adequado.

Um dos erros mais comuns é a falta de treinamento adequado. Os trabalhadores precisam ser treinados para realizar suas funções de maneira segura e eficiente. Eles devem conhecer os riscos associados ao seu trabalho e as medidas preventivas que podem tomar.

2. Não realizar inspeções e estimativas de riscos regulares.

A segurança no trabalho é um esforço contínuo. Mesmo com as melhores práticas de SST implementadas, as inspeções e estimativas de riscos regulares são cruciais para garantir que as condições de trabalho sejam seguras. Ignorar essa etapa pode levar a situações perigosas.

3. Não fornecer equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

O EPI é vital para a segurança do trabalhador, especialmente em setores de alto risco. Empresas que não fornecem EPI adequado estão colocando seus funcionários em risco desnecessário, e violando as leis de SST.

4. Ignorar a importância da saúde mental.

A saúde mental no local de trabalho é frequentemente negligenciada, mas é tão importante quanto a saúde física. As empresas devem garantir que haja recursos disponíveis para lidar com estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental no local de trabalho.

5. Falta de comunicação clara.

Por fim, muitas empresas falham na comunicação eficaz das políticas e procedimentos de SST para seus funcionários. Todos os funcionários devem estar cientes das normas de SST e como elas se aplicam ao seu trabalho específico.

Evite esses erros não apenas garantindo um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários, mas também garantindo que a empresa esteja cumprindo suas obrigações legais. Para garantir que seu ambiente de trabalho esteja seguro e de acordo com todas as necessidades de seus funcionários, conte com a Polymed. Nossa equipe é especializada em melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais seguro. Uma abordagem proativa da SST é tolerante para todos: aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo e melhora a satisfação geral dos funcionários. Lembre-se, um ambiente de trabalho seguro é um ambiente de trabalho produtivo.

Veja também

Medicina e Segurança do Trabalho13/09/22 A Polymed trabalha para cuidar da saúde do trabalhador. Por isso, oferecemos: - Assessoria e Gerenciamento em Saúde: atendimento médico-ambulatorial nas áreas básicas, em especialidades e exames laboratoriais e de imagem. - Assessoria e Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho: Qualidade de vida aos colaboradores cumprindo as Leis e Normas......

Voltar para NOTÍCIAS