Área Restrita Área do Credenciado Área do Corretor

Blog

Postado em 26 de Junho de 2023 às 10h08

Quais os treinamentos obrigatórios em Saúde e Segurança do Trabalho (SST)?

  • POLYMED - Medicina do trabalho -



Os treinamentos obrigatórios em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) desempenham um papel crucial tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores. Capacitações adequadas asseguram que os trabalhadores desempenhem suas funções de forma otimizada, reduzindo ao máximo os riscos envolvidos em atividades de alta periculosidade, tais como trabalho em altura, trabalho em espaço confinado, segurança elétrica, manejo de líquidos inflamáveis e combustíveis, entre outras.



Esses treinamentos obrigatórios são exigidos por lei para a realização de certas atividades, tanto em empresas públicas quanto privadas. Eles são determinados pelas Normas Regulamentadoras (NRs), que são diretrizes de segurança e saúde no trabalho. Atualmente, existem 36 NRs em SST, das quais 14 exigem treinamento. No entanto, apenas 3 são obrigatórios para todas as empresas:



NR 1: Disposições Gerais: Essa norma estabelece que a empresa deve informar aos colaboradores os riscos presentes em seu ambiente de trabalho, bem como as medidas preventivas adotadas para evitar acidentes e doenças ocupacionais
NR 5: CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: A empresa é responsável por constituir a CIPA de acordo com suas características, realizando treinamentos e estabelecendo um planejamento para a prevenção de acidentes. Vale ressaltar que empresas com menos de 19 funcionários estão dispensadas de montar uma CIPA completa.
NR 7: PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: Essa norma determina a realização de treinamentos de primeiros socorros para todos os colaboradores da empresa.

Quais são os treinamentos de saúde e segurança do trabalho exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NRs)?



Conforme mencionado anteriormente, existem 14 treinamentos obrigatórios pelas NRs. Enquanto a NR 1, NR 5 e NR 7 são de cumprimento obrigatório para todas as empresas, as outras 11 capacitações são destinadas a setores de atividade específicos. Dessa forma, a necessidade de realizar tais treinamentos depende do ramo de atuação da sua organização. Entre os 11 treinamentos estão:



NR 6 – Treinamento para a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

NR 10 — Treinamento de Segurança em Instalações e Serviços Elétricos;

NR 11 — Treinamento para o transporte, movimentação, movimentação e movimentação de materiais;

NR 12 — Treinamento de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;

NR 13 — Treinamento para caldeiras, vasos de pressão e tubulações;

NR 18 — Treinamento para as condições e o ambiente de trabalho na indústria da construção;

NR 20 — Treinamento de Segurança e Saúde no Trabalho com substâncias inflamáveis e combustíveis;

NR 23 — Treinamento para a proteção contra incêndios;

NR 33 — Treinamento de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados;

NR 35 — Treinamento para trabalhos em altura.

NR 36 — Treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.


É importante destacar que as Normas Regulamentadoras possuem nomenclaturas autoexplicativas, no entanto, é crucial examinar cada uma delas individualmente para compreender suas diretrizes específicas. Cada NR determina a frequência e a carga horária praticada que deve ser seguida.



É essencial garantir que seus colaboradores estejam devidamente qualificados conforme as Normas Regulamentadoras pertinentes ao seu setor de atuação e às atividades exercidas por cada um deles. Um trabalhador bem treinado não apenas promove a saúde, a segurança e o bem-estar, mas também demonstra maior motivação, comprometimento e desempenho em suas tarefas diárias.


Como capacitar a sua equipe em SST?


Agora que você conhece as obrigações da empresa perante os funcionários, é hora de capacitá-los e transformar seu local de trabalho em um ambiente mais seguro e saudável.

Para auxiliar nessa etapa crucial, a Polymed oferece planos perfeitamente adequados às suas necessidades em segurança do trabalho. Está pronto para saber mais? Converse com um de nossos especialistas e descubra tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

Veja também

Medicina e Segurança do Trabalho13/09/22 A Polymed trabalha para cuidar da saúde do trabalhador. Por isso, oferecemos: - Assessoria e Gerenciamento em Saúde: atendimento médico-ambulatorial nas áreas básicas, em especialidades e exames laboratoriais e de imagem. - Assessoria e Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho: Qualidade de vida aos colaboradores cumprindo as Leis e Normas......
Comunicado: Horários de expediente de fim de ano22/12/21 Atenção! Comunicamos que a Polymed não prestará atendimento ao público na sexta-feira, dia 24/12, e na sexta-feira, dia 31/12. Os atendimentos voltam ao horário normal de expediente na segunda-feira, dia 27/12, e segunda-feira, dia 03/01. Desejamos......

Voltar para NOTÍCIAS